Pibiti seleciona projetos com bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 12h38

INOVAÇÃOAlunos no laboratório. (Arquivo Dicom)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), abriu inscrições para seleção de seis projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq). Cada projeto dispõe de uma bolsa mensal no valor de R$ 700 destinada exclusivamente a estudantes do Ensino Superior (graduação) da instituição. Podem inscrever projetos somente professores, em regime de 40 horas ou dedicação exclusiva, do Ifap. As inscrições ocorrem de 14 a 22 de agosto, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), na aba Editais de Pesquisa.

Leia o EDITAL Nº 31/2023/PROEPPI/IFAP/CNPq

Clique aqui para se inscrever

São objetivos específicos do Pibiti estimular pesquisadores a envolverem estudantes do ensino superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação, otimizando a capacidade de produção de inovação tecnológica na instituição, promover a produção tecnológica devidamente registrada na forma de registro de propriedade intelectual junto a órgãos competentes e aproximar os pesquisadores do setor produtivo, com a efetiva transferência de tecnologia entre a academia e a comunidade.

As linhas de tecnologias dos projetos devem ser Estratégicas (áreas Espacial, Nuclear, Cibernética e Segurança Pública e de Fronteira); Habilitadoras (áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Materiais Avançados, Biotecnologia e Nanotecnologia); Produção (Indústria, Agronegócio, Comunicações, Infraestrutura e Serviços); Desenvolvimento Sustentável (áreas de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Energias Renováveis, Bioeconomia, Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos, Tratamento de Poluição, Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais e Preservação Ambiental); Qualidade de Vida (áreas de Saúde, Saneamento Básico, Segurança Hídrica e Tecnologias Assistivas) ou de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam para o desenvolvimento das demais áreas.