Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes bolsistas e orientadores iniciam atividades dos “Primeiros Projetos”

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2024, 16h40

primeirosprojetosset2024 1Bolsistas, orientadores e gestores da Proen

 

 

De produção de revista a artesanato com cuia, as propostas de ensino a serem desenvolvidas no programa “Primeiros projetos” já começaram a ser executadas por servidores orientadores e estudantes, nos campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Foram aprovados 20 projetos no edital lançado no segundo semestre de 2024 pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Nesta sexta-feira (6/9), a equipe da Proen reuniu os participantes para alinhar as orientações.

 

primeirosprojetosset2024 2

Coordenador de Educação Profissional da Proen, Hellington Franzotti, orienta os envolvidos no projeto

O coordenador de Educação Profissional da Proen, Hellington Franzotti, explicou sobre a carga horária a ser dedicada tanto pelos servidores orientadores, como pelos estudantes - que receberão bolsa mensal no valor de R$ 680,09, pelo período de cinco meses, conforme a frequência nas atividades. Na reunião, os bolsistas também receberam kits de material institucional.

 

Os objetivos do programa são promover o desenvolvimento de metodologias de ensino que visem ao aprimoramento constante dos processos de ensino-aprendizagem, integrar diferentes áreas do conhecimento e disciplinas na perspectiva do currículo integrador e realizar ações didático-pedagógicas que viabilizem a permanência e o êxito dos estudantes, entre outros.

 

Projetos aprovados

 

Servidor orientador

Bolsista

Projeto

Campus

Givanilce Socorro Dias da Siva

Maria Luiza de Lacerda Alves

Fanzine-moleskine artesanal: para a valorização da cultura e literatura amapaense”

Santana

Teresinha Rosa de Mescouto

Marlige Borges Costa

Rodas de Vida e Liberdade”

Macapá

Márleson Rôndiner dos Santos Ferreira

Bethynna Silva de Oliveira

Codando Ifap”

Porto Grande

Amanda da Costa Carvalho

Kael Cantão da Silva

Viva a Diversidade Promovendo a Inclusão e Valorização Cultural no Ifap”

Porto Grande

Alyne Cristina Sodré Lima

Vinícios Sacramento Pastana

Automação de sistema semi-hidropônico – Aprendizado de programação

Porto Grande

Thalita Jamille Barbosa Moraes

Lucas Dias Coelho

Moda Circular - sustentabilidade e logística reversa no vestuário

Santana

Élida Viana de Souza

Jiullie Delany Bastos Monteiro

Desenvolvimento de habilidades transversais: desafios e tendências na educação”

Macapá

Karine Ribeiro

Maria Fernanda Gomes Braga

Roots: Uma cartilha digital bilíngue sobre mulheres negras, cabelos afro e movimentos sociais”

Santana

Priscila Pereira Santos

Gustavo de Sena Mesquita

Saberes, Sabores, Sons e Cores de Porto Grande AP: a compreensão da produção do espaço geográfico através da gamificação”

Porto Grande

Gilvanete Maria Ferreira

Maria Luiza Silva Pantoja

Desenvolvimento de bebida tipo bublle tea à base de chá de hortelã, adicionado de microcapsulas de jambu

Macapá

Lauana Natasha da Gama Pantoja

Maria Gabriela Viana Freitas da Silva

Gamificação: Uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-aprendizagem da conservação de frutas e hortaliças

Macapá

Gilvanete Maria Ferreira

Ryan Fábio Almeida Campos

Estudo de vida de prateleira de agua saborizada com néctar esterificado de abacaxi e de manga Macapá

Macapá

Alyne Cristina Sodré Lima

Nycolas Augusto Moreira Gomes

Capacitação tecnológica: As 3 Ferramentas Essenciais

Porto Grande

Luann Pedro da Silva

Luiz Henrique Brito Andrade

Estudando as rochas e minerais

Macapá

Maryele Ferreira Cantuária

Marcos Vinicius Pereira da Silva

Do campo ao laboratório - explorando o potencial do melão de São Caetano Momordica charantia L

Santana

João Morais da Costa Júnior

Bruno Henrique Queiroz e Sousa

Sexta do Cinema

Santana

Carlos Alexandre Santana Oliveira

Kauã da Costa Freire

Matemática aplicada à topografia no curso técnico de Edificações”

Macapá

Jailson da Silva e Silva

Jamili Garcia Araujo Souza

Ensino de Empreendedorismo para Promoção do Ecoturismo em Oiapoque”

Oiapoque

Francielck Domingos Freire

Jerri Natanael Braz Tavares

O ensino da Matemática como recurso Computacional”Macapá

 

Marco Johnny de Oliveira do Nascimento

Paulo Guilherme Freires Rocha

Reinventando a Mobília e o Artesanato com a Cuia”

Santana

 

 

 

 

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

 Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página