Programa Bolsa-Formação em Bioeconomia na Amazônia Legal

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 22h27 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2024, 20h01

A BIOEOCONOMIA

A bioeconomia compreende toda atividade econômica derivada de bioprocessos e bioprodutos que contribuem para soluções eficientes no usode recursos biológicos - frente aos desafios em alimentação, produtos químicos, materiais, produção de energia, saúde, serviços ambientais e proteção ambiental - que promovem a transição para um novo modelo de desenvolvimento sustentável e de bem-estar da sociedade.

O QUE É O PROGRAMA?

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC -, por meio da cooperação técnica “Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e empregos”, com apoio da Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit – GIZ– GmbH e execução da GOPA Worldwide Consultants GmbH, cooperando, no âmbito do Projeto “Profissionais do Futuro – Competências para aEconomia Verde”, publicou a Chamada nº 94/2022 (3527796), para a capacitação profissional para multiplicadores em Bioeconomia para Amazônia Legal e, posteriormente, junto à instituição de origem, a oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional de trabalhadores, considerando ocupações previstas na CBO.

Ressalta-se que a valorização Amazônia Legal passa pelo incentivo e amparo à agricultura, à pecuária e à piscicultura como base de sustentação das populações regionais; pela ampliação das oportunidades de formação e treinamento de mão-de-obra e pessoal especializado necessária às exigências de desenvolvimento da região; e pela aplicação conjunta de recursos federais constantes de programas de administração centralizada e descentralizada, ao lado de contribuições do setor privado e de fontes externas. Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento da EPT nessa região brasileira. Por isso, a Educação Profissional e Tecnológica em Bioeconomia na Amazônia Legal deve ser provida de modo a assegurar a qualificação de profissionais para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas no uso renovável dos muitos recursos naturais do Brasil, utilizando a capacidade instalada e a capilaridade de todas as redes. Neste sentido, o instituto Federal do Amapá oferta 4 cursos voltados às cadeias produtivas em Bioeconomia em 4 regiões pertencentes aos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Porto Grande e Santana.

PÚBLICO-ALVO

As ofertas busquem prioritariamente atender a assalariados rurais, povos do campo, das águas e das florestas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e mulheres responsáveis pelaunidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda.

EDITAIS E DOCUMENTOS

Edital Professor formador e Pedagogo