PROGRAMA DE AQUICULTURA

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 11h17 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 14h34

O QUE É O PROJETO

O Projeto PROAQUI (Programa de Aquicultura) é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), voltado para o desenvolvimento de atividades formativas na área de aquicultura. O projeto busca capacitar profissionais para atuar no setor cooperativista, promovendo a educação e a sustentabilidade em cooperativas de aquicultura no estado do Amapá. Ele inclui a oferta de cursos presenciais na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jarí e Porto Grande.

O QUE É AQUICULTURA

A aquicultura é a prática de cultivo de organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas, em ambientes controlados. Ela pode ser realizada em diversos sistemas, como tanques, viveiros e cercados em ambientes naturais ou artificiais. Diferente da pesca tradicional, que se baseia na captura de animais selvagens, a aquicultura visa a produção planejada e sustentável de espécies aquáticas, contribuindo para a segurança alimentar, geração de emprego e renda, além de atender à crescente demanda por alimentos saudáveis e de alta qualidade.

Entre seus principais benefícios estão a possibilidade de controle da produção, melhoria da qualidade dos produtos e a menor dependência de fatores ambientais imprevisíveis, como ocorre na pesca extrativa. A atividade também desempenha um papel fundamental na economia de regiões litorâneas e de áreas rurais, proporcionando um meio de subsistência para milhares de famílias.

Os principais objetivos do PROAQUI são:

1. Promover a formação de profissionais qualificados para atuar em cooperativas de aquicultura, fortalecendo o setor no estado do Amapá.
  2. Estimular o desenvolvimento econômico sustentável através da capacitação em práticas cooperativistas e gestão de recursos aquáticos.
  3. Contribuir para a geração de emprego e renda por meio da criação e fortalecimento de cooperativas no setor aquícola.
  4. Fomentar o empreendedorismo e a economia solidária nas regiões atendidas pelo projeto, com foco no desenvolvimento comunitário e na sustentabilidade.

AÇÕES PRIORITÁRIAS

As ações prioritárias do PROAQUI incluem:

• Capacitação: Oferecimento de cursos de formação continuada voltados à educação cooperativista e à gestão sustentável da aquicultura.
  • Desenvolvimento local: Atuação em municípios estratégicos como Santana, visando impulsionar o setor produtivo local.
  • Suporte técnico e pedagógico: Formação de uma equipe multidisciplinar para apoio aos alunos, garantindo a qualidade e eficiência do processo formativo.
  • Promoção de práticas sustentáveis: Enfoque no empreendedorismo sustentável e na educação financeira dentro do contexto das cooperativas de aquicultura.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo do PROAQUI é composto por:

• Profissionais e membros de cooperativas que atuam ou desejam atuar no setor de aquicultura, com foco em práticas sustentáveis.
  • Servidores e profissionais da educação interessados em contribuir como professores formadores e equipe multidisciplinar no processo de capacitação.
  • Estudantes e trabalhadores que buscam qualificação para atuar no setor de cooperativismo e aquicultura no estado do Amapá, em especial aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social

CURSOS OFERTADOS

O PROAQUI oferece cursos na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), com carga horária variada e certificados ao final da formação. Os cursos principais incluem:

• Agente de Desenvolvimento Cooperativista - 160-h
  • Aquicultor - 160h