Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa de Assistência Estudantil terá inscrições em fevereiro

Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 11h37

Mataria principal Asssistência Estudantil Ifap 2019

 

São ofertados 1.275 auxílios para estudantes matriculados em todos os campi

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou o Edital Proen nº 3 2019 para abertura do processo de seleção do Programa de Assistência Estudantil do ano/semestre letivo 2019, com 1.275 auxílios ofertados para os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos superiores, nas modalidades presencial, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana e campus avançado Oiapoque, e, na modalidade a distância, no Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari. As inscrições para concorrer aos auxílios serão realizadas no período de 11 a 15 de fevereiro, no setor de assistência estudantil do campus onde o estudante for matriculado. Para acessar o edital e ter mais informações, clique aqui.

 

O Programa de Assistência Estudantil do Ifap faz parte do Programa Nacional de Assistência Estudantil, instituído pelo Decreto nº 7.234/2010, sendo regido também pela Resolução Ifap nº 104 2017 - Regulamentação da Política de Assistência Estudantil. O objetivo é democratizar as condições de acesso, permanência e saída com êxito dos estudantes, contribuindo para a produção de conhecimento e melhoria do desempenho no processo formativo, na perspectiva da equidade e justiça social.

 

O programa é destinado a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo, ou seja, R$ 1.497. Os estudantes poderão realizar a inscrição para pleitear até duas modalidades de auxílio. O quantitativo de vagas dos auxílios varia conforme o campus.

 

São ofertados os seguintes auxílios: auxílio-transporte, que consiste na concessão de um valor financeiro mensal para o transporte durante o semestre/ano letivo que poderá variar de acordo com a situação de vulnerabilidade socioeconômica do estudante; auxílio-alimentação, concessão de auxílio financeiro mensal, para a alimentação diária durante o semestre/ano letivo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica; auxílio-moradia, valor financeiro mensal para despesas com aluguel de imóvel; auxílio-material didático, repasse de auxílio financeiro para a aquisição de material didático, podendo ser substituído pela aquisição do kit escolar; auxílio-uniforme, repasse de auxílio financeiro para a aquisição de uniforme (camisa, calça ou saia jeans, tênis, roupa de educação física, jaleco e agasalho); auxílio-permanência Proeja, apoio financeiro para transporte, alimentação, uniforme e aquisição de material didático.

 

Os repasses dos valores serão depositados diretamente na conta bancária do estudante selecionado durante o ano/semestre letivo de 2019, sendo interrompidos nas férias ou recesso escolar, exceto auxílio-moradia. O auxílio-alimentação tem o valor mínimo de 15% e máximo de 25% do salário mínimo, conforme o recurso disponível de cada campus.

 

CRONOGRAMA

Inscrição

11 a 15 de fevereiro

Divulgação preliminar do resultado

12 de março

Prazo de recurso

14 de março

Resultado de recursos

18 de março

Divulgação do resultado final

18 de março

Período de reunião para assinatura do termo de compromisso

19 a 22 de março

Prazo de entrega dos dados bancários

2 de abril

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página