Programa Empodera Mulher leva curso a comunidade agroextrativista localizada a 72 km do município Laranjal do Jari

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2024, 11h23 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 11h01

Água Branca do Cajari é um distrito localizado a 72 km do município de Laranjal do Jari cuja maior atividade exercida pelos moradores está voltada ao extrativismo vegetal. E é nesta comunidade que 30 mulheres se capacitam no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em “Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção”, através do Programa Empodera Mulher. As aulas fazem parte da 2ª oferta de curso do Polo Laranjal do Jari e acontecem semanalmente às sextas-feiras e aos sábados.

Este é a primeiro curso do Polo Laranjal do Jari dentro de uma comunidade agroextrativista, que visa agregar na capacitação de mulheres e fortalecer as associações existentes no distrito, como a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Alto Cajari (Amac) e a Associação de Mulheres Moradoras e Trabalhadoras da Cadeia de Produtos da Sociobiodiversidade no Alto Resex Cajari (Amobil). As atividades proporcionam conhecimentos básicos de gestão de negócios, como técnicas de compra e venda, atendimento ao cliente, fluxo de caixa, direitos e deveres do trabalhador, e uso da tecnologia para sustentabilidade de negócio.

As atividades contam com uma equipe multidisciplinar formada pela supervisora do Polo, Clícia Carvalho, pela psicóloga Ana Tereza Sussuarana, pela pedagoga Cristina Peres e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Misael Fialho. O curso também possui professores formadores (internos e externos) que ministram 13 componentes curriculares.

Estar à frente do Programa em Laranjal do Jari tem sido um desafio, porém é gratificante proporcionar educação de qualidade, acolhimento, capacitação e autonomia para essas mulheres. É inspirador acompanhar a trajetória e superação diária de cada aluna. São mulheres incríveis. A educação é uma via de mão dupla, e com elas nossa equipe aprende também”, contou a coordenadora Clícia Carvalho.

O Programa Empodera Mulher possui política pública de acesso, permanência e êxito, de modo que as alunas podem receber uma bolsa de até R$ 600, condicionado à frequência nas aulas. “O conjunto de todas as ações se mostrou eficaz, uma vez que a turma 01 de Laranjal do Jari finalizou com o total de 30 alunas, ou seja, com 0% de evasão”, frisou Clícia.

Parceria e doação de combustível

Com a distância entre o município Laranjal do Jari e Água Branca do Cajari e o seu difícil acesso, a coordenadora Clícia Carvalho oficializou, no dia 20 de maio, parceria com Comando-Geral da Polícia Militar, o qual doou 320 litros de combustível para que a equipe e os professores do Programa pudessem ministrar as aulas na comunidade.

A cooperação se deu por intermédio do gerente Manoel Benaion Pombo, do Núcleo Regional da Secretaria de Mobilização e Participação Popular de Laranjal do Jari. Para Manoel, a doação é essencial à mobilidade dos profissionais que se dedicam à capacitação de mulheres na comunidade.É necessário que políticas públicas sejam implementadas para o fortalecimento das associações, pois a economia é diretamente impactada”, reforçou.

Esta é a segunda turma do Polo Laranjal do Jari e teve sua aula inaugural em 27/4 na Escola Estadual Prof. Maria Mendes Simões. O curso possui carga horária de 160h e se encaixa no eixo de gestão e negócios. A missão do Programa Empodera Mulher é criar oportunidades de formação e emancipação socioeconômica a mulheres em vulnerabilidade social, por meio de capacitação, inserção no mercado de trabalho, aproximação da instituição com empresas parceiras, orientação empreendedora e acolhimento.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá