Programa oferta vagas para aluno bolsista, professor formador e pedagogo para cursos na área de bioeconomia na Amazônia

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 21h57 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 19h48

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do Programa Bioeconomia na Amazônia Legal, abre vagas para estudante bolsista, professor formador e pedagogo para cursos de formação inicial e continuada (Fic) de Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária, Agente de Informações Turísticas, Produtor de Produtos Apícolas e Agente de Desenvolvimento Socioambiental, que serão ofertados na modalidade presencial nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Porto Grande e Santana.

Seleção de estudantes bolsistas

A seleção de estudantes bolsistas acontece de 16 a 20 de setembro. Acesse aqui o edital e faça sua inscrição. Para a inscrição, os candidatos devem ter acesso ao Gov.BR, bem como deve realizar o procedimento através do site http://processoseletivo.ifap.edu.br.  A seleção será, exclusivamente, por meio eletrônico e está condicionada às vagas por turma e curso em cada unidade onde as aulas serão ofertadas.

Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas ofertadas, o preenchimento das vagas acontece por meio de sorteio eletrônico a fim de determinar a ordem de classificação dos candidatos. O sorteio será realizado de forma online, o candidato classificado, de acordo com o número de vagas ofertadas deverá realizar a matrícula pessoalmente ou através de procurador legalmente constituído nos pontos de matrícula localizados em cada município de oferta.

O candidato convocado que não realizar matrícula no prazo e local indicado, não será incluído no cadastro reserva nem em eventuais futuras convocações, sendo eliminado do processo.

O valor diário da Bolsa será de 10,00 (dez) reais, correspondente à quantidade de dias letivos com carga horária diária de 4h aulas. Os alunos receberão o valor proporcional à frequência das aulas.

Matrícula

No ato da matrícula será obrigatório assinar ficha de matrícula, informando os dados pessoais, preencher formulário socioeconômico e apresentar os seguintes documentos:

1. Original e cópia de Documento oficial de identificação com foto (Ex: Carteira de Identidade (frente e verso); Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS);
  2. Original e cópia do documento oficial onde conste o número do CPF;
  3. Original e cópia do Comprovante de residência;
  4. Cópia de comprovante conta corrente bancária, não podendo ser conta salário ou conta poupança;
  5. Original e cópia do comprovante de escolaridade (histórico escolar, Boletim escolar ou Certificado de conclusão);
  6. Documento de comprovação de beneficiário do Auxílio Brasil. Ex: Cartão do programa folha resumo da composição familiar dos dependentes;
  7. No caso de Pessoas com Deficiência, original e cópia do laudo médico emitido por profissionais de saúde especializados na área de deficiência do candidato e desde que tais profissões sejam regulamentadas, atestando o tipo e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) (laudo sujeito à análise médica);
  8. O candidato autodeclarado indígena deverá apresentar documento emitido pela Funai declarando sua condição indígena

Seleção de professor formador e pedagogo

Os candidatos para atuarem como professor formador ou pedagogo podem se inscrever de 19 a 24 de setembro e as vagas são destinadas à composição da equipe do Programa nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari. Podem concorrer servidores do Ifap, bem como profissionais externos interessados. Confira o Edital aqui e faça sua inscrição aqui.

Bolsistas

Os profissionais selecionados para atuarem como bolsistas no Programa Bioeconomia na Amazônia Legal serão remunerados na forma de concessão de bolsas. Os valores das bolsas correspondentes para cada função são:

Para Professor, será pago o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora aula de 60 minutos, em conformidade com as cargas horárias do componente ministrado, respeitando-se o limite máximo de 16 horas semanais, conforme item 5.1.1. do edital.

Para a função de pedagogo, o valor é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por hora de 60 minutos trabalhados, acordante ao item 5.1.2 deste edital.

A duração da bolsa é condicionada à oferta de cursos na respectiva unidade ofertante/município onde os componentes curriculares serão ofertados e à necessidade institucional, considerando a disponibilidade de recursos do Programa.

Inscrição

A inscrição é gratuita e consistirá no preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no endereço https://processoseletivo.ifap.edu.br/concurso. No ato de inscrição devem ser anexadas cópias legíveis digitalizadas em formato PDF dos documentos listados no edital.

A seleção ocorrerá em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, na qual serão analisados documentos e informações fornecidos pelos candidatos exclusivamente por meio do formulário de inscrição, considerando-se também a tabela de pontuação especificada no Anexo IV do edital. O candidato que não atender aos requisitos mínimos para inscrição será desclassificado.

Diretoria de Comunicação – Dicom