Projeto 123 EJA certifica novos estudantes em Santana e Oiapoque

Publicado: Sábado, 29 de Junho de 2024, 16h41 | Última atualização em Sábado, 29 de Junho de 2024, 17h14
Turma de Agente em Desenvolvimento Socioambiental recebe certificados de conclusão | Foto: Jefferson Souza | Secom

Em mais uma etapa de conclusão de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) certificou mais estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio do Projeto 123 EJA - Sempre é tempo de recomeçar! Nos dias 27 e 28 de junho turmas do do Projeto realizaram cerimônias de entrega de certificados em Santana e em Oiapoque.

Na quinta-feira (27/6) a certificação aconteceu no município de Oiapoque com a conclusão do curso de Operador de Computador. O evento foi realizado na biblioteca do Campus Avançado Oiapoque para a certificação de 19 estudantes oriundos da rede publica local. O curso iniciou em 15 de abril para a formação profissional do grupo de estudantes. As aulas aconteceram no laboratório de informática do Campus Avançado integrando comunidade e instituição. Confira as fotos aqui.

Turma de Operador de Computador recebe certificados em Oiapoque | Foto: Equipe Projeto 123 EJA

A certificação foi presidida pelo reitor do Ifap, Romaro Silva, com a participação diretor-geral do Campus Macapá, Marcos Buraslan, do diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, e dos coordenadores do Projeto 123 EJA, Luís Ricardo Aires e Olavo Nylander, bem como equipe local do Projeto.

O curso preparou os estudantes para dominar a prática profissional em dialogo entre a teoria e a prática, possibilitando conhecimentos necessários para manusear um computador, os principais softwares e aplicativos de escritório necessários para atuação no mercado de trabalho. A formação ofertada neste curso permitiu ainda que cada estudante pudesse utilizar as ferramentas virtuais de ensino e de práticas com ética e profissionalismo.

Na sexta-feira (28/6) foi a vez da certificação do curso de Fic de Agente de Desenvolvimento Socioambiental ofertado através do Projeto 123 EJA em Santana. O curso foi ministrado na modalidade de Educação a Distância com encontros presenciais que permitiram a orientação dos estudantes e realização de tarefas também no ambiente escolar do Campus Santana do Ifap. Confira as fotos aqui.

Erenilda Nunes recebe certificado de conclusão | Foto: Jefferson Souza - Secom

A estudante da EJA Erenilda Nunes, de 34 anos, disse ter sido uma oportunidade de grande importância participar do curso. Ela acredita que será possível crescer profissionalmente com esta formação e pretende investir na carreira de agente de desenvolvimento socioambiental. Erenilda falou dos esforços feitos para conseguir concluir o curso, mas disse não ter desanimado por saber o quanto era importante acreditar nos estudos.

Para a coordenadora do Polo do Projeto 123 EJA em Santana, professora Gláucia os esforços de cada estudante para concluir o curso certamente será recompensado com as oportunidades que a qualificação poderá gerar. O pró-reitor de Extensão do Ifap em exercício, Ediberto Sousa incentivou os novos agentes a investirem no processo de qualificação profissional. "Sejam protagonistas da história de vocês, nunca parem de estudar!" disse Ediberto.

Nos próximos meses outras turmas do Projeto 123 EJA Sempre é tempo de recomeçar devem concluir suas aulas e novas certificações serão realizadas para estudantes da educação de jovens e adultos, dentre elas a turma em formação no Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen).

Diretoria de Comunicação – Dicom