Projeto Oásis de protagonismo jovem será ampliado para todas as unidades do Ifap

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 15h59 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 10h11

A ideia de alcançar todos os campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) era um desejo dos estudantes autores do Projeto Oásis, Felipe Rodrigues e Fabrícia Carvalho, que em breve se tornará realidade. A proposta foi encampada pela reitora Marialva Almeida em reunião ocorrida nesta terça-feira, 20/9, no Gabinete da Reitoria.

Felipe Rodrigues e Fabrina Carvalho são estudantes do ensino médio técnico do Campus Santana que recentemente tiveram seu projeto aprovado em segundo lugar geral da categoria Ensino Médio da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia "Science Days", só perdendo para o estado de São Paulo. O Projeto Oásis recebeu credenciais em evento simultâneo dentro da Feira, o MostrAmazônia, para se apresentar na Mostratec 2022, em Nova Hamburgo (RS), no próximo mês, e no XIX Encontro Juvenil Latino-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendimento, que ocorrerá no Equador no primeiro semestre de 2023.

O Projeto Oásis propõe a geração de impacto social e educativo na juventude amapaense por meio do protagonismo juvenil como forma de desenvolver líderes e impulsionar mudanças sociais. A iniciativa visa atender aspectos do processo formativo dos jovens para que estes se tornem protagonistas, no sentido de promover e propor mudanças sociais em suas comunidades. Para isso, os autores do projeto contam com a orientação da professora mestre em Ensino de História Roberta Cacela.

O grupo iniciou na última semana a implementação do projeto no Campus Santana e após a fase de mentoria irá até uma escola do município para ministrar oficinas aos estudantes. A expectativa é de que em 2023 chegue até o Campus Agrícola Porto Grande do Ifap.

A reitora parabenizou o grupo pela execução do projeto e enfatizou o quanto projetos como esse mostram que os amapaenses precisam ser respeitados pelo que fazem e que, para isso, continuar o direito constitucional à educação deve ser garantido.

Os estudantes explicaram que a ideia de impulsionar a formação de lideranças que possam impactar positivamente a sua realidade de vida surgiu quando eles perceberam a necessidade de os jovens pensarem sobre liderança. "A gente sabe que o estudante de escola pública vem de um quadro de vulnerabilidade social, percebemos que existe a falta de interesse do jovem pela educação, mas sabemos que existem oportunidades que a educação proporciona, como o impacto social. A gente não vai formar líderes, vai instigar as pessoas a se tornarem líderes", observou a estudante Fabrina.

Quando surgiu o projeto

A ideia do projeto, segundo Felipe, que tem 17 anos, foi concebida em janeiro deste ano, mas a busca por formação de liderança é antiga. "A liderança mudou a minha vida de várias formas e eu não aprendi isso na escola, mas busquei por conta própria. Então a gente quer mostrar que existe sim possibilidades temáticas importantes para desenvolver liderança para o protagonismo. As oportunidades mudam a nossa vida e a gente está usando as nossas habilidades para fazer com que eles tenham essa visão, para mudar os jovens".

A professora Roberta Cacela ressaltou a ampla abrangência do projeto Oásis como um projeto de extensão. "Eles chegaram pra mim com a ideia. É projeto amplo que tem o objetivo de atender a escola pública, alcançar alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social".

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana