Comunidade do Ifap vai às urnas e elege gestores
Processo de consulta à comunidade para os cargos de Reitor e Diretor-Geral dos campi ocorreu em todas as unidades do Ifap com participação de estudantes e servidores nos três turnos
Estudantes fazem fila na biblioteca do campus Macapá para votar. Foto: Suely Leitão (Deice/Ifap)
Servidores e estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram às urnas no último dia 20/5 no Processo de Consulta à Comunidade para os cargos de Reitor e Diretor-Geral dos campi do Ifap. Foram instaladas seções eleitorais nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, campus avançado Oiapoque e Centro de Referência EaD Pedra Branca do Amapari.
A votação foi manual, com cédulas impressas em cores diferentes por segmento: cor branca, destinada aos discentes; cor azul, destinada aos técnicos administrativos, e cor amarela, destinada aos docentes.
Antes do início da votação, os eleitores começaram a formar fila na porta da biblioteca do campus Macapá, na expectativa de decidir quem serão os próximos gestores da instituição. Matriculada no primeiro ano do curso técnico integrado de Alimentos, Renata Garcia, 15 anos, pegou o primeiro lugar. “Estou ansiosa para votar, já era para ter sido aberto. Espero que ocorra tudo de forma limpa”, afirmou.
Para Gabriela Martins, 16 anos, do terceiro ano do curso técnico integrado de Edificações, a participação dos estudantes é importante “porque eles são o motivo de o Instituto existir” e assim também poderão exigir os seus direitos. Adson Jairo, 22 anos, aluno do quarto semestre do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, disse que “precisamos decidir quem vai estar no comando nos próximos quatro anos porque somos nós que aproveitamos o Instituto”.
Também da turma do quarto semestre do curso Tecnologia em Redes de Computadores, Soraia Brito, 28 anos, afirmou que o processo de consulta proporcionou um ambiente democrático no campus Macapá. “Colocamos em prática a democracia, que é tão falada. Espero que assim a gente possa fazer algo bom para o Instituto, para a nossa educação”, declarou.
João Marcelo da Silva, 15 anos, do segundo ano do curso técnico integrado de Edificações, estava pronto para votar após analisar as propostas de cada um dos candidatos. “É importante essa votação, porque muito se fala em inclusão, em liberdade, em todos os sentidos. Analisei as propostas de modelo de gestão, de parcerias com outras instituições. Pra gente cobrar a gente tem que votar”, afirmou.
Resultado - A apuração foi iniciada logo após a votação e a divulgação do resultado preliminar pela Comissão Eleitoral Central foi feita no dia 21 de maio. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, não houve interposição de recursos ao resultado preliminar e o resultado final foi publicado dia 28/5, com os seguintes percentuais para cada um dos candidatos participantes do pleito:
Reitoria:
Marialva Almeida – 65,94% dos votos válidos
Maria Antônia Andrade – 32,08% dos votos válidos
José Itapuan Duarte – 1,98% dos votos válidos
Direção-Geral campus Laranjal do Jari
Lucilene Melo – 100% dos votos válidos
Direção-Geral campus Macapá
Márcio Prado – 58,74% dos votos válidos
Klessis Dias – 41,26% dos votos válidos
Direção-Geral campus Porto Grande
José Leonilson – 88,99% dos votos válidos
Anderson Brasiliense – 11,01% dos votos válidos
Direção-Geral campus Santana
Marlon Nascimento – 100% dos votos válidos
O cálculo para obtenção do resultado da votação a partir dos votos de estudantes, docentes e técnicos administrativos é realizado de acordo com a Lei nº 11.892, que normatiza a criação dos Institutos Federais (IFs). A lei traz uma fórmula que é usada nos processos de consulta de todos os IFs. O Processo de Consulta à Comunidade não se conclui com a publicação do resultado final do votação. O próximo passo da Comissão Central consiste na elaboração do relatório descrevendo todas as ocorrências do processo eleitoral para submetê-lo aos membros do Conselho Superior (Consup) para aprovação e homologação. O Consup também é o colegiado responsável por dar posse aos eleitos para as direções-gerais. A posse da reitora reeleita, Marialva Almeida, é programada e organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e acontecerá em Brasília.
Por Suely Leitão e Alexandre Brito, jornalistas da Reitoria
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais